Informação para o Paciente

Tomografia Computorizada de Feixe Cónico

É necessária alguma preparação?

Não. O exame não requer nenhuma preparação prévia.

O exame é realizado de pé (ou sentado).

É um exame simples, rápido, indolor e seguro.

Ser-lhe-á solicitado que retire os objectos metálicos que tenha do pescoço para cima (fios, brincos, piercings, próteses removíveis metálicas, etc.)


Está grávida?

Informou o seu(sua) médico(a) que há possibilidade de estar grávida?

  • Se mesmo assim ele(a) insiste no exame, é porque tem a certeza que o baixo risco que possa eventualmente existir para a criança, é largamente ultrapassado pela vantagem de ter o exame e esclarecer outras situações clínicas bem mais perigosas.
  • Mesmo assim, é sempre utilizado um avental de chumbo que proteje eficazmente o feto, das radiações

Princípio A.L.A.D.A.

Baixa dose de radiação:

O principio de protecção radiológica ALADA (“As Low As Diagnostically Acceptable”) significa que o exame deve ser feito com a dose mais pequena que seja razoável executar, sem prejudicar o diagnóstico.

É isso que fazemos, ao executar um CBCT, seleccionando a àrea de estudo (FOV) a mais pequena possível, com o protocolo de redução de dose mais eficaz, o que é possível com os equipamentos de CBCT mais modernos.


Alta definição

Imagens adquiridas com o máximo detalhe, mantendo uma dose relativamente baixa de radiação[ Geralmente, quanto menor a área estudada (FOV), maior resolução se pode obter. E esta é bastante superior à obtida com a generalidade dos exames de TAC ou de tomografia computorizada clássicos, com uma dose muito inferior ]

Em caso de necessidade da dose menor possível, é possível seleccionar um modo de aquisição “Quick Scan” com uma aquisição de 3,6s para um volume 3D e de 6″ para uma Ortopantomografia


Riscos das radiações ionizantes

(mais informações brevemente)